sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Segredo da fidelidade!

Um grande missionário, homem de Deus, aquilo que se pode chamar de um “bom operário” do Reino, revelou o seu segredo:
- "Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã nunca abro exceções.Perguntaram-lhe então como ele conseguira tanta fidelidade. E ele respondeu:- Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: “Sem bíblia não tem café”.
Houve dias em que não consegui ler a bíblia e trabalhar com ela logo pela manhã. Mas eu disse para mim mesmo: “Bem, se não tive tempo para ler a Bíblia, não tenho tempo para tomar café... e até logo". E prosseguiu:
- "Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café... Foi uma grande graça para minha vida".O que funcionou para esse homem de Deus deve funcionar para mim, para você, para qualquer pessoa. Contei várias vezes esse fato. Uma vez, uma pessoa me disse:- Gostei de sua história “Sem Bíblia não tem café”.
Só que, para mim, não funciona, porque eu só conseguia trabalhar com o Diário Espiritual à noite. Então, mudei a história por minha conta, transformando-a em “sem Bíblia não tem cama”.
Não foi fácil. Houve noites em que foi preciso lavar o rosto na água fria, em que fui obrigado a ler a Bíblia em pé ou andando pela sala para não dormir...
Mas não deixei de ler nem de fazer o Diário Espiritual. Uma noite acordei...
e vi que estava dormindo em cima do Diário. Não tive dúvidas: lavei o rosto e terminei o trabalho. Depois fui para cama. Graças a Deus não faltei ao meu compromisso:
“Sem Bíblia não tem cama”.
"Parece exagero? Parece. Mas veja bem: só parece.
Na vida, ninguém consegue nada sem esforço.
Que o digam os artistas e as mães. Logo, para tudo é exigido empenho e luta, em particular nesse campo, enfrentamos uma tremenda batalha espiritual.
A tentação não quer que nos aprofundemos na Bíblia.
Muito sutilmente, ela ajeita as coisas para ficarmos sempre na superficialidade...
Agora é sua vez. Seja qual for sua hora de trabalhar com a Bíblia e com o Diário Espiritual, você pode fazer seu compromisso pessoal diante de Deus.
Ou seja: “sem Bíblia não tem café”, “sem Bíblia não tem cama”, “

sem Bíblia não tem...”

Aí está, também para você, o segredo da fidelidade.Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abibhttp://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/pejonas_msg_dia.php?id=23809

Diário Espiritual

Como a palavra diz, trata-se de um diário.

A gente lê todos os dias e faz o diário todos os dias.Comece hoje mesmo:Pegue um caderno. Ele vai servir exclusivamente para o seu Diário Espiritual.

Ponha no alto da página a data e, em seguida, anote o trecho lido: 1Jo 1,2.

A primeira coisa que você vai anotar, todos os dias, são as promessas de Deus que você encontrou na leitura.

É muito importante anotar as promessas de Deus.

Ele as cumpre.

São promessas de Deus e não dos homens. É por isso também que é bom ler e riscar: fica mais fácil encontrar as promessas contidas nos trechos lidos.

Se você reparou bem, no final do capítulo 1, o versículo 9

diz: "Se reconhecermos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade".

É ou não uma promessa? E que promessa! Deus aí está, fiel e justo para nos perdoar os pecados. Basta-nos cumprir uma única condição: reconhecer os nossos pecados.

Uma condição muito simples não é?

Vamos agora anotar.

Escreva no seu caderno: Promessa. Agora copie o trecho e ponha a citação: 1 Jo 1,9.Veja então o início do capítulo 2: não é uma promessa? "Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." É uma importantíssima promessa: podemos ter a certeza de que, se pecarmos, teremos um intercessor junto ao Pai, e esse intercessor é Jesus, o justo. A promessa continua no versículo 2: "Ele é a expiação dos nossos pecados, e não somente pelos, mas também pelos de todo o mundo".Anote então no seu caderno e ponha a citação: 1 Jo 2,1-2.O versículo 25 é bem claro, porque nele aparece a palavra promessa: “Eis a promessa que ele nos fez: A vida eterna”. Essa é a promessa de Deus, e não é pouca coisa: é a vida eterna. Anote e ponha a citação.

O segundo item que você anota são as ordens de Deus.

Se são ordens, elas precisam ser cumpridas. Para isso, temos de conhecê-las.Veja 1 João 2,15. Não há aí uma ordem? Anote então: "Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai". e pode continuar no versículo 16, que complementa: “Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo”.Observe que em 1 João 2,28 há outra importantíssima ordem. Nem vou apresentá-la aqui. Encontrou? Então anote.

A terceira coisa que se anota no Diário Espiritual são os Princípios Eternos.

A maneira mais fácil de compreender o que é um princípio eterno é aprender na prática. Veja 1 João 1,5.

Temos aí um princípio eterno. Nada o mudará. Queiramos ou não, é assim porque é assim. "Deus é luz e nele não há treva alguma.

"Continue com os versículos 6 e 7.

Eles também trazem princípios eternos. São princípios que regem o Reino de Deus. Anote.Veja 1 João 2,9.

Não se trata de um princípio eterno? Vá em frente com os versículos 10 e 11.

Percebeu? Então anote.

São, portanto três coisas:

Promessas, Ordens e Princípios eternos.

Em seguida, você vai anotar coisas muito concretas e pessoais:

1 - Qual a mensagem de Deus para mim no dia de hoje? No texto que leu, você vai encontrar a mensagem que Deus tem para você no dia de hoje. É só prestar atenção. Em seguida, escreva.

2 - Como posso colocar isso em prática na minha vida? Como pôr em prática tudo o que você leu, tudo o que Deus lhe falou. Não tenha medo de dizer isso por escrito.Esse é o ponto de chegada do Diário Espiritual. É cem por cento prático e concreto. Pegue a Bíblia, leia o trecho indicado e faça em seguida o seu diário.Amanhã você vai pegar o capítulo

3 e fazer o diário. Depois de amanhã o

4 e, por fim o

5. Em quatro dias você faz toda a primeira Carta de São João.

Depois disso, você vai retomá-la novamente, parte por parte e vai fazer o diário.

Acredite, não será simples repetição. Haverá novidades. Especialmente na mensagem de Deus e em como pôr em prática o que você leu.Experimente e você vai ver..:

Trecho do livro: A Bíblia no meu dia-a-dia

Pe. Jonas

Abibhttp://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=4170

Nenhum comentário:

Postar um comentário