terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AMOR E RESPEITO - Capítulo 10

Capítulo 10

ABERTURA - Ela quer que você se abra para ela

Durante todos esses anos de aconselhamento conjugal, notei uma tendência clara entre os casais que me procuram. Assim que entram em meu gabinete e se sentam, o marido se posiciona de tal modo que possa me ver. De vez em quando ele olha para cima, para baixo ou para o lado oposto, mas raras vezes olha diretamente para a esposa, a não ser de relance. A esposa se posiciona de modo que possa ver tanto seu marido quanto a mim. Ela vai ficar de olho nos dois porque está tentando descobrir o que está se passando dentro do marido, o que ele está pensando. Ela quer conversar sobre as coias. Quer que os problemas sejam levantados para discussão para que possa resolvê-los.
Seu marido, porém, mantém as coisas fechadas. Ele é o oposto de expressivo-responsivo. Sua esposa percebe que alguma coisa está acontecendo lá dentro, mas ele não vai falar sobre isso. "Não há nada de errado", diz ele. contudo, a intuição dela lhe diz que ele certamente está chateado. Assim, a esposa fica confusa e pensa: "Às vezes não sei em que acreditar." Mas ela nunca desiste. Continua voltando ao problema, tentando entendê-lo. Ela deseja o amor dele, que, no mundo dela, é experimentado ao conectar-se abertamente com o coração dele.

QUEBRE UMA DAS LÂMPADAS DELA E TODAS AS OUTRAS APAGAM

Para entender plenamente a dinâmica que se desenvolve quando um casal entra em meu gabinete em busca de aconselhamento, é bom definir os termos expressivo-responsivo e compartimentalizado usando uma ilustração bem simpls. Já vimos que homens e mulheres são bastante diferentes - rosa e azul vêem e ouvem coias de maneira diferete no Âmbito da intimidade conjugal. Pense nessa diferença como dois tipos de circuitos elétricos. Em um dos circuitos, há três mil lâmpadas, e o circuito foi projetado de modo que, se uma das lâmpadas quebrar, toda aquela cadeia se apaga. No outro circuito, também existem três mil lâmpadas, quebre duas mil dessas lâmpadas, as outras mil ainda continuarão funcionando.
No âmbito da intimidade, a esposa é como o primeiro circuito. Se existe um sério conflio conjugal, isso afeta todo o seu ser. Todas as "luzes" se apagam, e ela se desliga totalmente. Isso acontece porque ela é uma personalidade integrada. A mente, o corpo e a alma dela estão conectadas e todo o seu sistema reage a sentimentos que causam dor. Basta que o marido faça um pequeno comentário desagradável ou que pareça desamoroso e ela ficará totalmente chateada om ele até que as coisas sejam corrigidas. Como uma esposa me disse: "Se estou batalhando com ele numa área, estou em guerra com ele em todas as áreas."
Que todo o marido preste atenção ao que essa mulher está falando.. Quando ela acredita que há um problema, quando se sente ferida, solitária ou negligenciada , ela definitivamente não tem interesse em responder a você no âmbito sexual. Quando o espírito dela é pressionado, seu corpo não está disponível. E não é difícil perceber o espírito pressionado de uma mulher. Sua face diz tudo. Enquanto as mulhere são expressivas, os homens são mais dissimulados. A esposa pode reclamar de que seu marido parece capaz de funcionar como se não houvesse qualquer problema entre eles, ao mesmo tempo que ainda está claramente chateada e sentindo-e esmagada. Ele vai trabalhar e, quando volta para casa, não consegue acreditar que ela esteja plenamente pronta para conversar sobre uma tensão anterior. Em geral ele precisa ser lembrado do que exatamente aconteceu, pois já se esqueceu.
Seu marido é aquele em que se pode destruir duas mil lâmpadas e as outras mil ainda continuam funcionando. É isso que se chama de "compartimentalizar" seus problemas. Um homem tem muito mais habilidade de controlar suas reações. Sua pressão sanguínea pode estar nas alturas, mas ele consegue mantê-la embaixo do pano. Ele pode estar sofrendo uma dor terrível, mas ele a joga dentro de um "compartimento" na mente, dizendo a si mesmo: "Para que tentar falar sobre isso se é assim que ela se sente?".
Durante o namoro, o homem estava procurando descobrir a mulher de seus sonhos. Era uma aventura emocionante. Uma vez tendo concluído que ela era seu sonho feito realidade, o contentamento se acomoda. Ele não sentiu mais a necessdad de compartilhar e de ser aberto. Ele não entendia que sua abertura durante o namoro estava expressando amor a ela em letras maiúsculas e que ela estava sendo energizada além das palavras por sua conversa transparente. Agora que está casado, ele não entende a necessidade dela de que ele seja aberto, de que simplesmente converse com ela, que compartilhe coisas com ela.
Para as esposas, os marido frequentemente parecem ilhas misteriosas. Elas ficam remando em volta deles, procurando um lugar para atracar, mas existe um enorme nevoeiro que as impede de fazê-lo. Não há lugar para descer. Parece que ele recusa seu acesso.
Como marido, você deve entender que, ao ser interrogado por sua esposa, você de fato vai pensar que ela está xeretando ou fazedo uma porção de perguntas desnecessárias. Isso vai acontecer, e você deve parar antes de ficar chateado. Pense na razão de sua esposa fazer isso.. Ela quer manter as coisas atualizadas. Ela está indo até você porque o ama - você é importante para ela!
Infelizmente, alguns maridos não conseguem ou não tentam lidar com suas esposas verbais porque tem receio de se sentirem incapazes ou desrespeitados. Uma mulher reconheceu: " Com o passar dos anos, passei a ser vilã do relacionamento, e ele sempre achou que, quando discutíamos, era apenas para corrigi-lo; desse modo, ele evitava nossas assim chamadas discussões."

COMO VOCÊ VAI CONSEGUIR VIVER COM ESSA CRIATURA SENSÍVEL?

Neste poto, muitos maridos podem estar dizendo: "Caramba! Eu não tinha a menor idéia de onde estava me metendo quando me casei com essa criatura sensível."
É verdade, você não tinha; mas você deveria estar agradecido pela sensibilidade de sua esposa e suas muitas facetas. Sua sensibilidade é o que lhe permte ficar acordada a noite inteira com as crianças quando elas estão doentes. É por causa dessa sensibilidade que ela fica a seu lado quando você está de cama com gripe, reclamando, resmungando e pedindo outro analgésico. Sim, a sensibilidade dela às vezes a leva a char que você está se afastando ela, que está bravo com ela. Você pode ser tentado a dizer "Oh, por favor, não seja tão sensível", mas é melhor perceber que você precisa levar em conta tanto seus pontos fracos quanto seus pontos fortes. Se você não quiser conversar naquele momento com ela, diga algo como: "Aconteceu uma coisa no trabalho hoje, e talvez possamos conversar sobre isso mais tarde, mas prefiro não fazê-lo agora. Não há nada de errado entre nós.´"
A última frase é o que ela procura. Ela precisa da reafirmação de que seu mau humor não tem nada a ver com ela. Quando você de fato falar , seja em especial cuidadoso quanto a não parecer duro. Você pode parecer áspero sem sequer perceber.
Voê verá mais idéias na lista e dicas a seguir. Mas a coisa mais importante é confiar no coração de sua esposa. Abra-se para ela, e você permanecerá fora do Ciclo Insano enquanto o Ciclo Energético gira suavemente.

DICAS:
Sua esposa sente que está aberto a ela quando...
Você compartilha seus sentimentos, falando sobre seu dia e as dificuldades que enfrentou;
Você diz "vamos conversar", pergunta o que ela está sentindo e pede sua opinião;
Sua face mostra que você quer conversar - por meio de uma linguagem corporal relaxada e de um bom contato visual;
Você a leva para passear a fim de conversar e lembrar como vocês se conheceram ou talvez conversar sobre as crianças e problemas que talvez ela tenha com eles.
Você ora com ela;
Você lhe dá total atenção....em vez de resmungar respostas enquanto tenta assistir à TV, ler jornal ou escrever e-mails.
Você discue com ela questões financeiras, possíveis mudanças no trabalho ou idéias para seu futuro.


Próximo capítulo 11 - Simpatia: Não tente consertá-la; simplesmente ouça

Nenhum comentário:

Postar um comentário