quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Casamento - A proposta de dois se tornarem um

Casamento - A proposta de dois se tornarem um

"Para interromper o Ciclo Insano, obedeça à Palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem." (1 Tessalonicenses 2:13)

Tenho esperança de que maridos e esposas venham a usar as idéias deste capítulo, assim como as que vimos nos capítulos 3 a 6, para encontrar a coragem e a motivação para usar a Conexão entre Amor e Respeito como ferramenta para interromper o Ciclo Insano. É verdade que o respeito incondicional pelos maridos, por parte das esposas, é o aspecto de nossa mensagem que é visto como novo e até mesmo revolucionário. O respeito pelos maridos sempre esteve presente, aninhado numa pequena frase de Efésios 5:33 e, por alguma razão, os cristão têm desprezado essa idéia por todos esses anos. Contudo, agora, o segredo parece ter sido revelado. À medida que a esposa vê a boa vontade de seu marido e perdoa o passado, muitos de seus sentimentos desrespeitosos para com ele podem desaparecer da vida dela. Mesmo que alguns permançam, as ações respeitosas podem fortalecê-la a influenciar o casamento na direção que ela deseja que ele vá.
Nesses vários capítulos tentei equilibrar os pratos da balança e fazer com que os maridos se conscientizassem do tremendo poder que eles possuem se decidirem ir até suas esposas com compreensão, aproximando- se delas mesmo quando receberem duros golpes verbais, bem como tentando de novo quando deixarem de amá-las incondicionalmente como Deus orienta. Sim, o casamento pode sobreviver e até mesmo melhorar em certa medida, quando um dos cônjuges carrega a maior parte da carga, mas o plano de Deus é que o casamento seja uma proposta em que "os dois sejam um". À medida que maridos e esposas aprendem a respeitar e a amar um ao outro, milagres podem de fato acontecer. Casamentos ruins melhora, casamentos entediantes se tornam estimulantes e bons casamentos ficam ainda melhores.
Também recebemos muitas cartas de pessoas cujos casamentos ruins se tornaram bons. Ouvimos, por exemplo, de uma esposa que admitiu que tanto ela quanto o marido estavam vivendo um casamento nota 3. Além disso, eles estavam se recuperado do alcoolismo, e ela vinha de um lar disfuncional em que havia pouco respeito pelos homens. Depois de dois anosem seu terceiro casamento, ela já não tinha certeza de que este duraria. Ela relutou em se casar novamente depois de dois fracassos, mas depois de passar por um período de aconselhamento, decidiu-se a "fazer as coisas do jeito de Deus dessa vez." Então, seu marido foi ferido e precisou fazer uma cirurgia que o impediu de trabalhar por dois anos. A pressão financeira foi terrível enquanto tentava cuidar de uma família mista, composta por cinco meninos adolescentes. Seu marido parecia não ter respeito por si mesmo e não estava agindo de maneira respeitosa ou amorosa com ela. Ela achava que, se o amasse mais, as coisas poderiam funcionar, mas isso não aconteceu. Eles tentaram estudar víceos e livros sobre casamento, assim como fazer aconselhamento, mas não conseguiam parar o Ciclo Insano. Sentindo-se presa e desamparada, essa esposa chorava até dormir pelo menos duas vezes por semana, e imaginava que não conseguiria viver assim por muito mais tempo. Foi quanto ouviu falar de nosso livro intitulado (Motivando seu marido do jeito de Deus). Sua carta continua:
"Depois de ler seu livro, pedi desculpas a meu marido, disse-lhe que não agira de maneira respeitosa com ele e que realmente queria fazê-lo e, depois, comecei a agir exatamente assim . Então, tchan,tchan! Funciona. Não há como expressar minha gratidão. Eu finalmente "saquei". Obrigado por me revelar como respeitar meu marido do jeito que Deus nos ordenou. Tenho usado frases de respeito e minha atitude (e, mais importante, a atitude e o comportamento dele ) está mudando 180 graus. Tenho paz e esperança de que esse será nosso último casamento e que ele vai honrar nosso Deus."

DO CICLO INSANO PARA O CICLO ENERGÉTICO

A Conexão entre Amor e Respeito está fazendo para o Ciclo Insano em casamentos em vários locais. Se o marido e a esposa puderem se dedicar a satisfazer as necessidades básicas um do outro - amor incondicional para ela e respeito incondicional para ele. Perceba que eu não disse "livrar-se do Ciclo Insano de uma vez por todas." Por mais que eu quisesse apresentar um método infalível para isso, não poderia fazê-lo. Todos nós entramos no Ciclo Insano de vez em quando porque ninguém perfeito. Manter esse conflito contido e não deixar que ele cresça é o que controla o Ciclo Insano.
O melhor de tudo é que temos uma arma secreta que geralmente mantém o Ciclo Insano dentro da jaula, chamada de Ciclo Energético, que é movido por um mecanismo bastante simples:

O amor dele estimula o respeito dela; o respeito dela estimula o amor dele.

Na parte 2 deste livro apresentarei dezenas de idéias, princípios e estratégias que vão colocar seu casamento dentro do Ciclo Energético. E, se vocês se propuserem a trabalhar, ambos permanecerão dentro dele!

Vamos lá então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário