segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ela reclama por ser hipócrita; ele reclama "Não sou respeitado"

Ela reclama por ser hipócrita; ele reclama "Não sou respeitado"

Confie que Deus vai cuidar de tudo.

"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração." 1 Pedro 3:12

Para o marido que possa estar sentindo que sua esposa acha que ser respeitosa a ele é o mesmo que ser hipócrita, meu conselho é este: não desista! Não caia no conselho "Ninguém me respeita!" Em vez disso, seja um homem de honra e vá até sua esposa, mesmo se você estiver recebendo o que parece um mortífero golpe verbal. Firme-se nesse mesmo senso de honra masculina que faz com que os homens se disponham a arriscar-se por seus amigos no combate. Disponhase a arricar-se por sua esposa. Você não vai morrer (embora haja momentos em que a morte pareça uma escolha melhor). Você pode ser a pessoa madura, aquela que dá o primeiro passo na direção da esposa, muito embora ela tenha errado feio com você. À medida que envolvê-la, você poderá usar os mortíferos golpes verbais para pôr fim à insensatez. Sim, será difícil e até mesmo humilhante, mas você poderá ganhar o coração de sua esposa! As Escrituras dizem: "O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto" (Pv 12:16). Suponha que sua esposa esteja agindo de maneira terrivelmente desrespeitosa. Não há dúvida de que você tem o "direito" de ficar ofendido. Contudo, sendo um homem de sabedoria, você opta po ignorar o insulto. Você ouve Deus chamando-o a fazer uma abordagem diferente, e você pode assumi-la. Se continuar dizendo que não pode, então vai persuadir a si mesmo de que isso é impossível.
Em meu próprio casamento, houve uma época em que foi importante para mim entender por que eu estava reagindo à minha esposa. À medida que essa noção de respeito incondicional surgia em minha alma, eu ainda me sentia envergonhado de dizer diretamente a ela: "Eu me sinto desrespeitado. " Para mim, isso parecia uma coisa muito egoísta, e devo admitir que não tinha certeza de qual seria a resposta de Sarah. Será que ela soltaria algo como: "Bem, você não merece respeito?" Não me lembro de ouvi-la dizer isso alguma vez, mas lembro-me claramente de pensar que seria perigoso expressar sentimentos por ser desrespeitado. Era muito mais fácil enviar minha mensagem indiretamente e em código - ficando irritado ou me calando. Em minha ira, eu pensava: "Ela não pode me tratar desse jeito. Ela vai ver só!"
Assim, eu me afastava. Estranhamente, isso nunca funcionou de fato. Eu não percebia naquela época, mas, porque queria respeito, estava tentando motivá-la a ser respeitosa sendo desamoroso. Chegou um momento, porém, que entendi que precisava ser mais claro. Precisava crescer e ser mais maduro. Mas como podia reagir de modo que ela recebesse minha mensagem verdadeira? Sendo um homem de honra, eu precisava introduzir algum tipo de mudança. A frase que imaginei foi: "Querida, isso pareceu desrespeitoso. Por acaso eu agi de maneira desamorosa?
Eu não disse: "Sarah, você foi uma desrespeitosa viúva-negra usando seu veneno para me devorar!" Ataques pessoais nunca funcionam, com quem quer que seja.
" O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução" (Provérbios 16:23)

Minha nova abordagem proporcionou alívio a ela. Eu não disse que estava sempre certo nem que nunca poderia errar. Já havia assumido minha parte da culpa e, para ela, isso era uma rajada de ar fresco! Sarah rapidamente percebeu que adorava me ouvir dizer: "Isso pareceu desrespeitoso. Por acaso eu agi de maneira desamoroso?"
É fato que essas duas frases podem parecer um pouco esquisitas nas primeiras vezes que você as usar. Elas estão forçando você a ser transparente e até mesmo o levando a lidar com sua arrogância em alguns aspectos.
Se eu estou me sentindo desrespeitado, digo isso a ela e, entrão, pergunto se fui desamoroso. Se ela não se sentir amada, ea me diz isso e pergunta se foi desrespeitosa.
O ensinamento bíblico é: "Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguém a sua ira antes que o sol se ponha" (Ef.4:26).
Isso funciona e funciona bem.
A chave é humilhar-se a si mesmo, pronunciando de maneira autêntica essas duas frases breves, e então deixando que elas conduzam a uma discussão honesta. Se você não quer ver mudanças positivas no casamento, não verá. Contudo, para mim, como homem, falar sobre sentir-me desrespeitado tem a a ver com quem eu sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário