sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

LIVRO AMOR E RESPEITO CAP. 15

Capítulo 15

C-AS-A-D-O: Como soletrar respeito para seu marido

(Nota para os maridos: este capítulo e os seis seguintes são "apenas para esposas", mas os maridos são convidados a ler também.)

Senhoras, conduzimos seus maridos por C-A-S-A-D-A para ajudá-los a se tornarem homens mais amorosos. Agora é a vez de vocês. Nos próximos seis capítulos, vamos levá-las pelo acrônimo C-A-S-A-D-O de modo a apresentar-lhes maneiras práticas e bíblicas que vão ajudá-las a se tornarem mulheres mais respeitosas. As esposas não precisam de muita instrução para ser amorosas. É uma coisa que Deus já colocou dentro delas, e elas fazem isso naturalmente. Contudo, de fato precisam de ajuda com a questão do respeito. É fato que esse é um termo estranho para muitas mulheres e, mesmo que você já tenha aceitado a idéia de que seu marido precisa de respeito, esse ainda é um conceito difícil de se pôr em prática. A carta desta esposa representa a maneira como se sentem muitas mulheres à medida que tentam sair do Ciclo Insano e entrar no Ciclo Energético:

" Aplicar respeito em meu casamento é algo muito estranho, e estou realmente precisando trabalhar esse aspecto. Sempre achei que eu precisava amar mais. Que revelação para mim, porque amar mais não estava ajudando. Obrigada mais uma vez! Estou muito animada quanto ao rumo que nosso casamento vai tomar a partir daqui, à medida que aplicarmos o que aprendemos. Sinto uma nova energia em nosso relacionamento."

Fornecer mais energia para o casamento é a exata proposta dos capítulos sobre C-A-S-A-D-O. Esse acrônimo representa os seis principais valores considerados por seu marido: Conquista, Autoridade, Sexualidade, Afinidade, Discernimento e Ordem hierárquica. Cada um desses valores será abordado em um capítulo breve. Em Conquista, você aprenderá a apreciar o desejo dele de trabalhar e alcançar. Autoridade cobre a apreciação do desejo dele de servir e liderar. Sexualidade explica seu desejo de intimidade sexual. Afinidade vai ajudá-la a entender o desejo de seu marido de ter uma amizade do tipo "ombro a ombro". Discernimento trata da apreciação do desejo dele de analisar e aconselhar. Ordem hierárquica ensina como apreciar o desejo de seu marido de proteger e prover.
Dar respeito incondicional ao marido é o caminho certo para receber amor incondicional dele, mas, para algumas mulheres, isso ainda é difícil de entender. Veja o relato de uma mulher que está colhendo os benefícios:

"Sou grata por essa idéia de respeito incondicional, porque agora sinto que posso devolver, de uma maneira significativa para ele, todo o amor que ele me dá... Como praticante de artes marciais, aprendi muito sobre respeito, mas não percebi que era uma linguagem... nunca soube que fosse uma necessidade, quanto mais uma linguagem...Estou aprendendo a me comunicar de maneira mais eficiente com meu filh adolescente também, graças a essa nova conscientização sobre o respeito.

COMO USAR O "TESTE DE RESPEITO" COM SEU MARIDO

Quando comecei a ensinar a Conexão entre Amor e Respeito, costumava falar para vários grupos e citar algumas passagens chave: Efésios 5:33, 1Pedro 3:-2, mas francamente, muitas mulheres desprezavam esses versíclos de modo petulante, destacando que Paulo era homem, assim como Pedro. Como eles poderiam saber o que uma mulher sentia?
Em vez de pregar sermões sobre não se rebelar contra as Escrituras inspiradas, descobri uma maneira de elas poderem testar o conceito de respeito incondicional com os maridos. Chamei-a de "Teste do Respeito", o que não é nenhuma surpresa. Pedi a um grupo de esposas que pensasse durante um tempo em algumas coisas que elas respeitavam nos maridos. Algumas precisaram de bastante tempo, mas, finalmene, todas conseguiram. Então, pedi que cada uma fosse para casa, esperasse atéque o marido não estivesse ocupado ou distraído e disesse: " Estive pensando em você hoje e quero simplesmente que saiba que respeito você."
Depois de dizer isso, elas não deveriam esperar nenhuma resposta, deveriam apenas mencionar que precisavam fazer alguma coisa e então sairiam tranquilamente da sala. Então, deveriam ver o que aconteceria. Uma mulher me escreveu dizendo que, depoisa de dizer ao marido que o respeitava, ela se virou para sair, mas nem sequer conseguir chegar à porta. Ele praticamente gritou: "Espera aí! Volte aqui. Quais coisas?"
Felizmente (e isso é muito importante), ela estava pronta para mencionar as coisas que respeitava nele e começou a dizê-las. Quando terminou, ele disse: "Uau! Oha, posso levar a família todas para jantar fora?"
Ela ficou espantada. Seu marido raras vezes levou a família para jantar. O que estava acontecendo ali? Expliquei-lhe que o primeiro e fundamental impuso de um homem é servir, especialmente em resposta ao ato de ter sido honrado. Ela o havia honrado , e ele queria fazer alguma coisa em relação a isso. A esposa precisou pedir um adiantamento, pois os filhos tinham compromisso naquela noite, e ele concordou. Cerca de quinze minutos depois, porém, ela ouvia pratos e panelas batendo na cozinha. Foi até lá olhar e viu o marido fazendo o jantar. O marido nunca fizera o jantar antes. Nunca, aquela fora a primeira vez! Ele estava servindo novamente.
Poucos dias depois, essa esposa nos escreveu de novo e disse: "Vocês não vão acreditar. Ele está na lavanderia! Vocês tem outro 'Teste do Respeito' aí com vocês? Acho que da próxima vez vou conseguir um cruzeiro marítimo!"
Será que a esposa pode usar o Teste do Respeito para manipular seu marido de modo a conseguir um cruzeiro?
Isso é possível, mas essa esposa não é culpada de manipulação. Ela tentou sinceramente expressar respeito pelo marido, o que funcionou muito além de suas expectativas. Repetindo o que eu já disse, o marido que é fundamentalmente bem-intencionado sevirá a esposa quando ela o respeitar por quem ele é como pessoa. Estou convencido de que a chave para motivar outra pessoa é satisfazer sua necessidade mais profunda. Alguns maridos podem não responder da mesma forma, podem simplesmente ficar pensando no Teste do Respeito por um tempo e dizer alguma coisa depois, ou não dizer coisa alguma. A questão é que usar o Teste significa dar um passo de fé. É admitir que você entende o que a palavra de Deus diz sobre respeito incondicional.

TENHA PRONTA AS RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ O RESPEITA

Quando uma esposa diz ao marid que existem várias coisas que ela respeita nele, a maioria dos maridos, depois de recobrar a consciência, vai perguntar instantaneamente: " Em que você andou pensando? O que você quer dizer com isso? O que você respeita em mim?" A esposa precisa estar preparada para responder às perguntas de maneira honesta e genuína.
Mas e se a esposa nao souber o que dizer? Será que seu marido, por mais desligado e desamoroso que seja, é um homem de boas intenções? Se a resposta a essa pergunta foi sim, em qualquer grau que seja, então ela esposa pode começar a fazer sua lista. Isso vai ajudá-la a perceber que o marido é feito à imagem de Deus, que ele tm atributos dados por Deus que são dignos de respeito. Abordaremos os atributos masculinos concedidos por Deus nos capítulos a seguir. A questão é esta: olhe para todos os desejos dele, não para seu desempenho. Eis aqui alguns pensamentos para começar. Você pode formulá-los em suas próprias palavras.
"Querido, respeito você por levantar todos os dias e trabalhar para sustentar a família. Isso não é uma opção;você tem de fazer isso e o faz."
"Querido, respeito você por seu desejo de me proteger e sustentar a mim e a nossa família. Penso em todas as apólices de seguros que você fez para nós. Sei o peso que as contas tem sobre você em algumas época, e admiro você por seu compromisso."
A chave é concentrar-seno positivo. Tentar ver o que Deus vê.
Quando o marido e irrita ou é teimoso, sua esposa deve perceber que ele não tem o propósito de irritá-la. Ele tenta mostrar boas intenções e quer um casamento feliz. Os homens estão carentes de respeito.
Eu poderia mencionr muitos outros relatos de esposas que tentaram fazer o Teste e passaram com louvor. Algumas fizeram isso face a face, outras escreveram bilhetes e outra ainda ligaram para o marido no trabalho e deixaram uma mensagem na secretária eletrônica. Não importa de que maneira a esposa use o Teste do Respeito, mas quando o faz, esse pode ser o primeiro passo na direção de uma mudanças no casamento.

"O marido quer se visto como aquele que é capaz de governar bem sua própria família."
1 Timóteo 3:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário