terça-feira, 27 de abril de 2010

Dialogo entre Amigas.. casamentos e tal e coisa...

"Podemos escolher o que semear,
mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos."
(Provérbio Chinês)



Um texto interessante.

Apegos são fontes inevitáveis de sofrimento. Quanto mais nos apegamos às situações, objetos, pessoas, mais vulneráveis nos tornamos.

Visto que a essência da vida é a impermanência, desejar a posse eterna de tudo a que nos afeiçoamos, é uma ilusão. Entretanto, poucos de nós estão preparados para viver uma existência sem apegos.

As experiências de perda nos lembram, de modo doloroso, o quanto precisamos aprender a aceitar esta realidade. Aceitar significa, antes de tudo, não resistir às perdas, quando elas acontecem.

Criar uma resistência interior só faz prolongar ainda mais a dor e a angústia que sentimos. Quanto mais rapidamente aprendermos a dominar a arte da aceitação, mais seremos capazes de nos manter imunes ao medo da rejeição, da escassez, da solidão.

Embora seja este um dos principais aprendizados da vida, ninguém nos ensina a cultivar esta atitude. Ao contrário, somos treinados não para compartilhar, mas, sim, para depender do outro, como se nossa própria individualidade fosse algo sem valor.

Reaprender a ser livre e a não se manter preso a condições para poder estar feliz é o caminho mais sensato para que nos libertemos de uma vez da prisão dos apegos.



Tá tudo errado!
Sei que hoje não é dia do desabafo, mas acho que isso nem é um desabafo, é um pedido de orientação. Como eu gostaria de estar vindo aqui, dizer novidades sobre meu artesanato, sobre um prato novo que eu fiz, sobre uma decoração que mudei na minha casa, mas infelizmente - nada isso acontece no momento. O que acontece com frequência, diariamente, são desafios, discussões, decisões unilaterais (dele!), desavenças e tudo mais que faz parte desse universo triste que anda meu casamento.Minha casa é uma casa. Não é um lar. Comemos cada um num canto: a Bibi no quarto dela, vendo TV; eu ou na sala da entrada ou no meu quarto, pq detesto TV na hora da comida e ele, na sala de TV, porque não abre mão do Jornal. Estamos desagregados. Fico me perguntando que imagem de família estou passando à minha filha? Que valores estou mostrando a ela? Ontem foi triste e ao mesmo tempo, bonito o que aconteceu. Cheguei do trabalho, fui lavar as roupinhas dela. Ela ficava mexendo nas roupas limpas que estavam no amaciante, e torcia para eu pendurar no varal. Disse que estava fazendo aquilo, me ajudando, porque é minha companheira e assim, eu não ia me cansar muito. Enquanto meu marido estava tranquilamente lendo um livro na cama, com o ventilador ligado.Ou seja, ela não está tendo exemplos da parceria, da cumplicidade, da amizade, da colaboração que deve existir numa família. Gente, to perdida. Ontem, quase falei pra ele, que o melhor é que ele saia da minha casa, e a gente abrevia logo tudo isso, mas acho que sei lá, ou sou teimosa demais ou ainda acredito em alguma coisa que não sei o que é. Ele disse que estava fazendo de tudo, pra que eu o mandasse embora, e eu respondi que tenho pena dele. Pena por ele ser tão pequeno, tão mesquinho.Como fazer e o que fazer? Será que ainda existe uma família a ser unida, ou será que a minha família sou eu e a Bibi?beijos minhas amigas!
Alda Diz:
Snift.....tô agora nesse momento soltando lágrimas e sabem vcs o significado dessas lágrimas? Não são lágrimas de crocodilo e sim lágrimas de dor e sofrimento de questionar comigo PORQUE AS MULHERES FICAM? Porque a mulher tem medo de ficar sozinha?
Porque a mulher precisa de homem prá sentir que está segura para os olhos alheios?
Fico aqui tentando me analisar já que sou uma mulher divorciada, independente, vida sociável muito ativa, filho independente e cheia de amigos e.....tenho também esta fraqueza que todas as mulheres têm em algumas fases da vida.
PORQUÊ?
Rê, é difícil sim. Apego não é amor e a gente apega achando que sem ele não somos nada.Qdo separamos do marido, namorado ou companheiro, a dor, o sofrimento, a depressão, a insegurança, o baixo estima, etc, tudo nos faz sentir a pior pessoa do mundo e podes acreditar que mesmo que tenhamos que tomar antidepressivo, calmante ou sei lá o quê mais, o alívio brota o mais tardar possível e a gente sente igual a uma andorinha.Falo por experiência própria.Como já falei de mim no grupo, a minha situação amorosa frustrada e ou realizada me faz continuar na luta. Uma luta de encontrar alguém que me compreenda ou uma luta de encontrar a mim mesma que é o mais importante, uma luta árdua. Tenho esta fraqueza e muitas vezes esqueço de mim no quesito de amar a mim primeiro. Entrego de corpo e alma sendo que às vezes ainda sou traída....olha que sou uma mulher liberal, leve e solta! Mesmo assim, o homem que envolveu comigo, não foi fiel comigo. Descubro a traição e ainda tive a coragem de empurrar com a barriga por um bom tempo prá ver como é que ia ficar os meus sentimentos. Passo mal de dor de estômago, mau humor encumbado esticando o canto dos lábios que nem um macaco e aí novamente pergunto: PORQUE AS MULHERES FICAM? SOFREM?
Porque vc fica com ele Rê? Porque eu também ficava com ele? Tem 2 dias que terminamos o namoro.
Chutei o balde e.....continuo a viver mesmo sofrendo ou aquém.Vamos viver?Gostaria de falar muito e tá difícil, porque se continuar, as letras vão sair do computador e cair nas teclas de vcs...rsrsrs Ainda bem que tenho esse humor que me supera. Força na peruca e veja o que é melhor prá vc, ok? Se olhe no espelho, conversa com vc.
Chegue na conclusão o que é melhor para sua família!
O que é família? PAI, MÃE E FILHOS então, o meu filho tem PAI E MÃE, a sua família. Nós somos separados mas procuramos harmonizar o nosso elo, almoçando todos juntos de vez em qdo num restaurante. O que importa é a qualidade e não quantidade, deu prá sacar? Sobre a sua filha, talvez o comportamento dela é o reflexo dos seus, vc e o marido.
Força prá nós!!! Força prá todos nós!!!
Beijins! !!!Alda/Aldinha


Miisaserena diz
Querida Alda,

Não posso deixar de escrever para voce, após o seu desabafo....

Vou cometar o que voce escreveu por partes....

Snift.....tô agora nesse momento soltando lágrimas e sabem vcs o significado dessas lágrimas? Não são lágrimas de crocodilo e sim lágrimas de dor e sofrimento de questionar comigo PORQUE AS MULHERES FICAM? Porque a mulher tem medo de ficar sozinha? Porque a mulher precisa de homem prá sentir que está segura para os olhos alheios?Fico aqui tentando me analisar já que sou uma mulher divorciada, independente, vida sociável muito ativa, filho independente e cheia de amigos e.....tenho também esta fraqueza que todas as mulheres têm em algumas fases da vida. PORQUÊ?Rê, é difícil sim.

Creio que muitas vezes nos sentimos desta forma, porque isto está ligado a cultura feminina de que mulher precisa de sexo forte ao lado pra sentir-se amparada, amada.

Apego não é amor e a gente apega achando que sem ele não somos nada. Qdo separamos do marido, namorado ou companheiro, a dor, o sofrimento, a depressão, a insegurança, o baixo estima,etc,tudo nos faz sentir a pior pessoa do mundo e podes acreditar que mesmo que tenhamos que tomar antidepressivo, calmante ou sei lá o quê mais, o alívio brota o mais tardar possível e a gente sente igual a uma andorinha

Voce tem toda razão, APEGO, não é amor, é possessividade, é dependencia ,
e se nos sentimos a poior pessoa do mundo, é porque colocamos a nossa felicidade na mão do outro, o que é um erro muito grande.

Felicidade no meu entendimento, é ter Paz dentro de mim, e não posso confundir isto com a alegria de alguns momentos, por estar com alguém que divide um momento feliz comigo.
Não adianta muito ficarmos tomando, remédios para curar algo que sentimos, sem estancarmos a causa deste sofrimento, a fome so se ameniza quando comemos...e o sofrimento emocional, quando conseguimos um melhor auto conhecimento , que traz a sabedoria para lidar com os momentos da vida, onde n ão conseguimos o que queremos.


.Falo por experiência própria.Como já falei de mim no grupo, a minha situação amorosa frustrada e ou realizada me faz continuar na luta. Uma luta de encontrar alguém que me compreenda ou uma luta de encontrar a mim mesma que é o mais importante,uma luta árdua. Tenho esta fraqueza e muitas vezes esqueço de mim no quesito de amar a mim primeiro. Entrego de corpo e alma sendo que às vezes ainda sou traída....olha que sou uma mulher liberal, leve e solta!

Então...que sua experiencia anterior e mais essa , somem -se e transforme voce em um ser humano mais sábio, pois somente a experiencia traz a sabedoria, quem não vive não sabe....
Entregar-se de corpo e alma, no meu entendimento hoje, é ingenuidade, porque não é esta entrega que fará com que eu seja mais amada, este amor, não depende somente de mim, mas sim de vários fatores onde entra toda a experiencia de vida do outro....


! Mesmo assim, o homem que envolveu comigo, não foi fiel comigo. Descubro a traição e ainda tive a coragem de empurrar com a barriga por um bom tempo prá ver como é que ia ficar os meus sentimentos. Passo mal de dor de estômago, mau humor encumbado esticando o canto dos lábios que nem um macaco e aí novamente pergunto: PORQUE AS MULHERES FICAM? SOFREM?Porque vc fica com ele Rê? Porque eu também ficava com ele? Tem 2 dias que terminamos o namoro.

O problema é que quando alguém nos trai, ligamos esta traição a uma falta nossa, a um incompetencia , em não saber "segurar", e nunca atribuimos a uma deficiencia de caráter do outro, assumimos a culpa, e sem perceber vamos ficando no relacionamento para tentar reverter a situação a nosso favor e ganhar a "parada", para evitar o sofrimento.

Chutei o balde e.....continuo a viver mesmo sofrendo ou aquém.Vamos viver?Gostaria de falar muito e tá difícil, porque se continuar, as letras vão sair do computador e cair nas teclas de vcs...rsrsrs Ainda bem que tenho esse humor que me supera.

Esta é a melhor solução: não deixar que o sofrimento, situações que nos tragam dor, sejam a direção de nossas vidas...eu olho as fotos do RUBBle, (acho que é assim que se escreve), e vejo muitas galáxias sendo descobertas, e isso me anima, a correr atrás de algo sempre melhor para o meu espírito, algo que é infinito, ele espirito,
e assim ter mais sabedoria para viver esta vida que tenho no momento.

Força na peruca e veja o que é melhor prá vc, ok? Se olhe no espelho,conversa com vc. Chegue na conclusão o que é melhor para sua família! O que é família? PAI, MÃE E FILHOS então, o meu filho tem PAI E MÃE, a sua família. Nós somos separados mas procuramos harmonizar o nosso elo, almoçando todos juntos de vez em qdo num restaurante. O que importa é a qualidade e não quantidade, deu prá sacar?
Sobre a sua filha, talvez o comportamento dela é o reflexo dos seus, vc e o marido.
Força prá nós!!! Força prá todos nós!!!Beijins! !!!

É isso mesmo, Animo, porque quando dizemos que estamos sem animo, estamos dizendo que estamos sem alma, porque animo quer dizer alma, e se colocarmos nossa alma, onde não deve estar, ficamos sem ela, e portanto dai vem todo o restante do negativo e sofrimento.

Como voce diz...Beijins. ....


Miisaserena


Oi amiga,

Suas palavras me emocionaram pra caramba, viu?

Olha, já passei por separações também. Aliás, antes de me casar com o atual, me separei do pai da minha filha. Menina, a relação tava tão xarope, que o dia que ele deixou meu apto, eu senti um alivio tão grande, que me deu vontade de faxinar, de limpar e tirar tudo, todas as energias ruins que ainda tinham sobrado no cômodo que ele usava. Sim, porque não dormíamos mais juntos fazia 1 ano e meio. E limpei tudo, ficou tudo limpinho, com cheiro de "fim d ciclo". Eu me sentia mais mulher, mais mãe, mais tudo. Voltei a me arrumar, me pintar, emagreci, me dediquei a minha filha e estava feliz pra caramba. Tenho uma foto, que eu amo de paixão, e estava olhando pra ela dia desses. Nunca mais tive aquele olhar. Sereno. Leve. Feliz. Tudo bem que qdo tirei aquela foto eu estava vivendo uma paixão deliciosa com um carioca, mas valeu a pena.

E quando eu separar deste atual, vai ser a mesma coisa. Vou renascer. Como fênix. Como mulher, como tudo! Essa decisão já está tomada, bem lá no fundinho da minha alma, é como se estivesse apenas amadurecendo. .. maturando...

Beijos minha querida!!

Muita Luz.. Muita Paz...



Rê sei que não está sendo fácil para vc viver desta maneira, mas como muitas amigas já te disseram, só depende de vc.

Obrigada pela sua amizade, querida!

Tenho certeza de que as coisas estão se encaminhando para algum lugar. E como eu já ouvi em algum lugar: "no final, tudo fica bem. Se ainda não está bem, é porque ainda não chegou ao final."

Ótimo final de semana pra vc, querida!


Rê querida, em se tratando de relacionamento, acredito que pra tudo tenha uma saída.
Comece a tomar iniciativas e a fazer seu marido enxergar a necessidade da "reconstrução" do lar de vcs.
Já parou pra pensar que ele tbm possa estar se ocupando de outras coisas, pq está usando isso como fuga?
Querida, não tem nada que o diálogo a dois não resolva, mesmo que seja para concuírem que o tempo do casamento já deu.
Se desarme, aceite mudanças.
Pegue seu marido pela mão, planeje um passeio a dois e tente se abrir com ele, buscando uma solução saudável pra vcs e pra unir.
Tenho certeza que vc não irá se arrepender.
Mas uma dica: não procure culpados, pois este caso não é isolado e todos tem a sua parcela neste afastamento.

Olha minha querida, não deixe que o tempo se prolonge; que a distância se torne ainda maior; que se crie um abismo entre pais e filha.

Arregasse as manguinhas e corra atrás daquilo que um dia vc sonhou na formação da sua família e sejam muito felizes.

Te desejo muita paz e sabedoria.
Mi - Diz
Rê, minha querida.,Parece que vc está mto chateada e magoada c/ essa situação, o que tb não é pra menos, pois queremos mto mais que uma casa e sim um lar, onde reine amizade, respeito, companheirismo e amor, pois acredito que é em casa que renovamos nossas energias, o mundo lá fora pode ser uma guerra, mas dentro de casa temos que encontrar forças, apoio, amor e união e então poderemos prosseguir no nosso caminho, e esse caminho c/ ctz será mais florido.Pelo que vc relata isto não está ocorrendo em sua casa, o que deve ser mto triste e doloroso, ainda mais pela sua filha, que deve ter em casa o exemplo de família.
Rê o que posso te falar é que só vc sabe até onde deve lutar, pois só vc tá sentindo na pele esse sofrimento e sabe até onde consegue aguentar essa situação. Eu sempre minha amiga, sou a favor da família, sempre acho que devemos tentar mais, eu creio que se um dia fomos unidos isto pode ser p/ sempre, é claro que deve existir amor e respeito, mas as coisas sempre podem melhorar, desde que as partes envolvidas estejam empenhadas, eu acredito que vcs devem ter uma conversa franca, tipo abrir o jogo e realmente ver se o que vcs 2 querem é a mesma coisa: um lar.Amiga qdo vc fala que acredita em alguma coisa, então eu vejo que ainda vale a pena lutar, pois o mais importante ainda existe (pelo menos da sua parte) que é esperança, esperança que isso vai mudar.Rê tenha fé, entregue nas mãos do Criador e faça aquilo que o seu coração manda, tenha certeza que se precisar sempre terá uma amiga aqui do outro lado da telinha.Bjs/Michele- Mi

Nenhum comentário:

Postar um comentário